quarta-feira, agosto 30, 2006

A notícia do ano

Noite fresca no Largo. Conversa animada. À baila as audições na Entidade Reguladora para a Comunicação Social a propósito da crónica de Eduardo Cintra Torres no jornal Público acusando a direcção de informação da RTP de receber ordens do governo para moderar as imagens sobre os fogos deste ano.
Cintra Torres garantiu ter “fontes” seguras e como jornalista não podia escamotear a informação, muito embora escrevesse na qualidade de cronista e comentador.
A direcção de informação da RTP já informou que vai processar Cintra Torres.
O director do Público veio defender o seu cronista e as suas supostas fontes.
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social ouvia hoje as partes.

Resumindo e baralhando:

Se Cintra Torres – que é dos únicos e bons críticos de TV em Portugal – tinha fontes tão boas que garantiam ter havido pressão do governo sobre a dir. Inf. da RTP, porque razão estafou as fontes num artigo de opinião?

Se eram assim tão seguras que ele “como jornalista” não as podia escamotear, porque não as entregou ao director do jornal? Munido da informação, José Manuel fernandes ou um jornalista do Público poderia consultar as ditas fontes, cruzar a informação, apurar a verdadeira história.
Possivelmente teríamos uma primeira página no Público com tema quente, eventual queda do MAI e demissão da dir. Inf. da RTP.

Assim, como as coisas foram trazidas a público, apenas soa a mais uma frente de batalha da já longa guerra de Cintra Torres com o director da RTP Luís Marinho.
“Se calhar - atalhou Ti Zé, sempre bem informado e pronto a meter a colher - perdemos a notícia do ano.”

Sem comentários: