quinta-feira, dezembro 07, 2006

Pergunto: "Dancez vous, Madame?"




O regresso à escrita estava há muito adiado, mas finalmente chegou o dia. E este não é um dia qualquer. É o dia em que Ségolène visita Portugal.
Perguntam vocês: “Quem é Ségolène?”

Em primeiro lugar devo dizer que se perguntam isso é porque andam a dormir há uns meses.
Em segundo, antes de responder, digo que escrever Ségolène é uma seca por causa dos dois acentos.
Finalmente dizer que Ségolène é a mulher que acaba com o paradigma das mulheres feias na política. Lembrem-se só de Ferreira Leite, de Maria Nogueira Pinto, Golda Meir ou Margaret Thatcher. Ou passem o olhar pelo Parlamento... é de fugir!

Pois Ségolène é a antítese daquelas todas e é a candidata socialista que irá disputar as eleições para a presidência de França no próximo ano.
Olhando para a futura inquilina (acredito eu) do Eliseu - com os seus cinquenta e poucos - apetece dar uma volta e convidar para um jantar romântico seguido de um pé de dança. "Dancez vous, Madame?", pergunto. Espero a resposta doce "Oh! Mais... oui monsieur. Avec plaisir!". Depois o apelido: Royal... hummmm! é melhor que o pudim...
É bonita. Sensual. Um sorriso enfeitiçante. Tem aquele “não-sei-quê” que dá a volta à cabeça de qualquer homem. Podem vê-la hoje, em Lisboa, junto à homenzarrada socialista. Vale mais que perder tempo a olhar a árvore de Natal da Praça do Comércio.

Apesar de tudo, não me iludo. Toda aquela beleza debaixo do animalesco fato político, pré-configura aquilo que muito provavelmente lhe vou chamar dentro de poucos anos: Um verdadeiro Diabo de saias. Platonicamente espero enganar-me.

P.S. - Lembrei-me agora e é bom fazer justiça: está na linha de Teresa Patrício Gouveia, a nossa mais sensual ministra de sempre.

Sem comentários: