terça-feira, março 11, 2008

Levantado do chão

A Câmara de Montemor tem um novo autocarro. E fez questão de informar toda gente disso, pois é preciso saber onde se gasta o dinheiro do povo e é preciso saber que o povo já pode andar de cu tremido.
O autocarro até está bem pintado. Mas a característica especial está na pintura da frente. XSe conseguirem ver, na dita pintura está a inscrição "Montemor-o-Novo levantado do chão".
Estranho? Talvez para alguns. A verdade é que a autarquia soube aproveitar bem o nome de um dos melhores romances do Nobel Saramago.
"Levantados do Chão" é um dos melhores livros do escritor. Crónica maior sobre o Alentejo depois da abrilada.
José Saramago esteve vários meses em Lavre inspirando-se em paisagens e pessoas.
Depois de receber o Nobel a primeira paragem em Portugal foi precisamente em Lavre. Aí almoçou e prestou homenagem aos "personagens" reais da sua história.
Foi lá que afirmou que "Levantados do Chão" foi decisivo na sua carreira. O princípio do Nobel. Um dos melhores romances que escreveu.
A autarquia de Montemor aproveita agora. Bem.

1 comentário:

JacManCdL disse...

Ola amigo PNJ,ja vi que o Largo acordou novamente.
"Levantado do Chão" nao pode deixar ninguem indiferente sobretudo Alentejanos e Montemorenses ainda menos. Junto um pequeno link de um episodio que talvez até tenha inspirado algumas cenas...um abraço Sportinguista.
http://pagesperso-orange.fr/nucleomontemor/pages/opiniao.html